Carregando...

Representantes das redes participam de capacitação

Data da publicação: 13/10/2024

conselho das redesgovernançaredes de sementesbase comunitária
Oficina de facilitadores é mais uma etapa do processo de organização da governança do Redário


Promover a primeira reunião do Conselho de Redes e eleger seus representantes para o Comitê Gestor, dando prosseguimento ao processo de organização da governança. Este foi o principal objetivo do 3º Encontro do Redário, realizado entre os dias 4 e 7 de julho, em Juazeiro (BA), com a participação de cerca de 150 pessoas entre coletores, parceiros e apoiadores. 


Em sua primeira reunião, o Conselho das Redes - que é consultivo - abordou a necessidade de rotatividade e despersonificação nas representações, garantindo diversidade de raça e equidade de gênero. 

Assim, Aline Aparecida Smychniuk da Silva (Rede de Sementes da Bacia Amazônica), Fabricia Santarem Costa (Coletores Geraizeiros) e Thiago Ribeiro Coutinho (Coletores do Vale do Paraíba), foram eleitos para compor o Comitê Gestor - instância deliberativa do Redário. Eles participaram de oficina de formação de facilitadores do Redário, de 8 a 11 de outubro.


Governança

Com o objetivo de fortalecer a articulação entre as redes, a programação do 3º Encontro do Redário marcou também o início das ações de capacitação de redes de coletores de sementes nativas na Caatinga.

Incluiu apresentação teatral sobre o funcionamento do Redário, além de dinâmicas para explicar o conceito e os princípios de governança da iniciativa. Os participantes também trabalharam na revisão dos princípios da articulação e tomaram decisões sobre governança e representatividade.


Princípios

Durante o 3º Encontro, foram reafirmados os princípios básicos do Redário, como: não cortar árvores ou arrancar plantas para a coleta de sementes; limitar-se a coletar até 70% das sementes de uma árvore ou área; respeitar acordos de segurança no trabalho; garantir o cumprimento de relações justas e transparentes em torno da produção de sementes. Entre outros compromissos, foi reforçada a importância do trabalho colaborativo e o respeito às etnias, idiomas e culturas dos coletores.

Além dos princípios, os representantes das redes também definiram os critérios e serviços dos três níveis de participação no Redário e para a inclusão de novas redes, como: demanda concreta por sementes no território, o apadrinhamento por redes já articuladas, a consulta ao histórico da rede candidata e avaliação pelo Conselho das Redes.


A lista de critérios para inclusão de novas redes está em fase de revisão e será divulgada em breve.


Trocas

Além da proximidade da data com a V Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, outra razão para a realização do 3º Encontro do Redário em Juazeiro (BA) foi a aproximação com quem faz restauração na Caatinga. No terceiro dia do encontro das redes, coletores e parceiros visitaram áreas de restauração no Centro de Formação D. José Rodrigues, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e conheceram tecnologias sociais de convivência com o semiárido.


Após a troca de experiências, foi feito plantio de muvuca em área do IRPAA que está sendo monitorada.

Como não poderia deixar de ser, o encontro, que, além do IRPAA, teve o apoio da União Européia, Arca (USAID-CIFOR ICRAF) e Instituto Clima e Sociedade (iCS), foi encerrado com os tradicionais feira de troca de sementes e concurso de forró.


Foto: Andréa Ono